quinta-feira, 6 de maio de 2010

Distrito Santa Maria (Areia PB)


O termo "santa maria", vem de uma grande industria de acool e açucar que existia no pequeno povoado. Atualmente, só resta grande quantidade de concreto no local.
Vários conterraneos do Distrito Santa Maria, migram para o sul do País em busca de melhores condiçoes de vida sem perder a dignindade.
 Um lugar tranquilo, de pessoas hospitaleiras e trabalhadoras.logo mais postarei mais fotos, nessa acima vc tem uma visão um pouco dsicreta do local, mas vc pode ver uma grande quantidade de bananeiras, que é um produto de grande importancia na economia da região do brejo paraibano. o fruto das bananeiras (banana) é comercializado geralmente no estado do Rio Grande do Norte, comerciantes saem do Distrito Santa Maria com grandes gargas do produto para comercializar no estado visinho. nessa imagem vc pode ver à esquerda a igreja assembléia de DEUS, parece coincidencia, mas, quando a industria de alcool e açucar estava sendo desmontada , igreja assembleia de DEUS estava sendo construida...vc pode ver na imagem ao lado o resultado da grande obra: o interior da igreja...

2 comentários:

  1. SÉCULO XX, A CIDADE DE AREIA RESPECTIVAMENTE DESTRITO DE SANTA MARIA PRODUZIU EM LARGA ESCALA UM DOS MELHORES AÇUCARES DO BRASIL,A EUROPA ERA O PRINCIPAL COMPRADOR, ERAM SEIS MESES DE PLANTIO E SEIS MESES DE MOAGEM O QUE GARANTIU O DESENVOLVIMENTO DE AREIA TORNANDO-A COM TANTA RIQUEZA, SIMBOLO ARQUITETONICO NAQUELA EPOCA. EM DETRIMENTO DA MECANIZAÇÃO DE COLHEITA E MÁ ADMINISTRAÇÃO, A USINA FALIU. DEIXOU ALI UM MAQUINARIO DE PONTA E UMA INFRA ESTRUTURA ALINHADA AOS MAIS RENOMADOS PADROES, HOJE TUDO FOI VENDIDO A PREÇO DE "BANANA", MÁS FICOU ALI MUITA HISTORIA E PRINCIPALMENTE UM DOS FORMADORES DO PIB DA PARAIBA NAQUELE MOMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Muito válidas as suas informações, que por sinal resumem a realidade, gostaria que você acrescentasse a distância em km da sede do distrito até a as cidades de Areia e até a cidade de Pilões. Obrigado

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog